Parque Estadual da Serra do Mar
Núcleo Cunha

Passarela da Fé | Aparecida-SP
Um caminho de agradecimento.
outubro 11, 2017
Dia de São Frei Galvão
O primeiro Santo brasileiro
outubro 25, 2017

Parque Estadual da Serra do Mar
Núcleo Cunha

O Núcleo Cunha foi criado em 1977, com a inauguração do Parque Estadual Serra do Mar. Anteriormente, era denominado Reserva Florestal de Cunha.

Com uma área total correspondente a 13,3 mil hectares, possui uma das porções de maior biodiversidade em todo parque.

 

cunha serra do mar

 

Em toda a sua extensão, são encontrados vestígios de matas nebulares, espécies características de regiões com grandes altitudes.

 

cunha serra do mar 2

 

 

Pela sua altitude, com aproximadamente 1.500 metros do nível do mar,  Cunha tem seu clima e ecossistema influenciado por isso.

O Núcleo de Cunha ainda conta com o município de Ubatuba em sua composição, com sede na cidade de Cunha, que fica a 250 km da cidade de São Paulo.

Cunha é uma Estância Climática conhecida pelas tradições da cultura caipira, além de ser também um importante centro produtor de cerâmica artesanal.

 

 

cunha serra do mar 3

 

O Rio Paraibuna, que nasce na cidade de Cunha, no bairro da Aparição, a 1.600 m de altitude. Possui mais de 150 km de extensão, até chegar na Represa de Paraibuna. Com grande importância hidrológica, é um dos grandes rios que formam a Bacia do Rio Paraíba-do-sul. Cruzando todo o Núcleo Cunha, é uma ótima opção de banho nos seus poços, próximos ao centro de visitantes.

Uma excelente visita recomendada ao hospede que estiver em viagem no Hotel Rohedama.

“Surpreenda-se com o Vale”

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *