Porto Itaguaçú em Aparecida
– Onde tudo começou.

Casa de Frei Galvão em Guaratinguetá
O Primeiro Santo Brasileiro
julho 4, 2017

Porto Itaguaçú em Aparecida
– Onde tudo começou.

Local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, por isso, apresenta grande freqüência. O Porto Itaguaçu, pertence à Arquidiocese, apresenta infra-estrutura para a recepção de turistas, possuindo um marco esculpido pelo artista popular Chico Santeiro, algumas barracas e passeio de barco pelo Rio Paraíba.

Porto Itaguaçú – Em Tupi-Guarani, significa: Pedra da Água Grande. Antigo Bairro das Pedras é o local onde, na curva do Rio Paraíba, foi encontrada a imagem barroca da Imaculada Conceição. Local de grande peregrinação, para o qual centenas de romeiros afluem a fim de conhecer a História de onde tudo começou. Inteiramente remodelado pela arquidiocese, apresenta infra-estrutura condizente com o fluxo de visitantes.

 

porto-itaguassu-aparecida

 

A peça que representa a Virgem  Maria foi encontrada por três pescadores.  João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia  foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo  Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o  Conde de Assumar, que à época também era o Governador da Província de São Paulo  e Minas Gerais.
Após tentativas frustradas de pesca, os humildes servos de Deus ‘pescaram’ o corpo da santa e, em seguida, sua cabeça. A data do ocorrido é baseada no relato do “Diário da Jornada do Conde de Assumar”, que passou treze dias na comunidade. O período é confirmado no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (I Livro do Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá – 1757) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma (1748-1749).

 

porto-itaguacu pescadores

 

As figuras dos três pescadores, em cimento pintado, foram esculpidas pelo artista plástico Chico Santeiro. Com a exibição da novela “Porto dos Milagres”, pela TV Globo, retratando a História de como foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o fluxo de turistas aumentou consideravel-mente no local.

O local ainda conta com uma Capela e uma “Feira Modelo”

 

entrada porto itaguaçu

 

Capela Porto itaguaçu 2

 

Fonte: A12.com

Você pode fazer a sua reserva no Rohedama Hotel e garantir todo conforto e sofisticação para apreciar os pontos turísticos de nossa região aqui mesmo em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *